domingo, 27 de julho de 2008

"El Negro"

Emocionante. Assim defino o que acabei de ver pelo History Channel. A história do escritor-cartunista-gênio-canalla argentino Roberto Fontanarrosa. Um de seus personagens mais populares foi Inodoro Pereyra.
Na sua obra literária, estão lá a ligação com a infância, as paixões, os sonhos do passado e, lógico, o Futebol. Futebol com literatura, na visão de um hincha que foi jogador amador e que viveu a incomparável emoção de ser um torcedor de futebol. Neste caso em particular, um apaixonado torcedor do Rosario Central.
No Gigante de Arroyito, Setor B, Fila 10, Cadeira 81 está aposentada sua cadeira, onde assistia aos jogos do Canalla, azul y oro.
Na minha visita à Argentina no começo deste mês, fui levado pelo Sarmento à imponente livraria Ateneo. Por impulso, comprei dois livrinhos do Fontanarrosa, sem saber do tamanho da obra e da importância deste senhor para o interior do país.
E aproveito para sugerir um terceiro livro que é sobre o Central. Conta histórias incríveis sobre a maior rivalidade da Argentina (Rosario-Newell's) e fala dos personagens que são seus torcedores, desde Che Guevara até Fontanarrosa. "Canalladas, histórias de la pasión", da editora HomoSapiens. Excelente.

Nenhum comentário: