sábado, 12 de julho de 2008

10 anos hoje

Eu trabalhava na Tribuna Impressa, em Araraquara. Seção de Esportes, lógico. Rapidinho subi de repórter de Esportes para Editor e sonhava em ser pago pelo jornal para ir até a França cobrir a Copa, mesmo que fosse apenas o externo. Naquele tempo eu me dava direito a esse tipo de devaneio. Obviamente a viagem não rolou, mas nem por isso tenho más lembranças daquela Copa. Foi a mais democrática para a mídia. Levei minha DirecTv pra lá e acompanhei todos os jogos e ainda recebia salário pra isso. Era a glória.
Descobri sites legais para publicar as fotos, o mesmo que uso aqui para animar esse bloguinho. Fazia a página colorida apenas com as melhores fotos, não restringindo à bola rolando, mas sim ao impacto das partidas na França e no mundo. Uma inovação que só vi em 2002 no Estadão. :)
No domingo da derrota eu optei por repetir o roteiro de 1994. Saí pra dar um giro de carro, tentando desviar a atenção daquele irritante clima de "Já ganhou" que sempre toma conta da mídia e dos torcedores que apenas se ligam no Futebol em época de Copa.
Cheguei em casa e não entendi nada quando disseram que Edmundo ocuparia a vaga de Ronaldo que havia passado mal.
Observar de fora um caso dessa monta, não favorece a opiniões equilibradas.Malharam Zagallo, citaram a famosa treta com a Nike e outras empolgantes teorias conspiratórias.
Em minha opinião acho que aconteceu que o Ronaldo teve um ataque epilético fruto do excesso de remédios para as dores no joelho. O problema é que a pouca transparência da CBF favoreceu o clima consapiratório.
Acho que o Zagallo acertou em lançar o Boi. Edmundo vai pra história como um "quase" craque. Esteve presente em muitos momentos importantes e sempre vacilou.
Àquela época a internet era ainda mais esculhambada do que hoje. Surgiu o boato de que a Nike havia comprado a decisão de 98 para nos dar em troca o troféu de 2002.
Minha chefe teimou, gritou, esperneou e conseguiu. Levou o mico para a capa. Eu não teimei. Apenas salvei minhas páginas internas.
Lembro com simpatia. Apenas isso.

Nenhum comentário: