terça-feira, 22 de abril de 2008

A hora do filé


Independente dos resultados das semi-finais que começaram hoje, um duelo final já está confirmado para 21 de maio em Moscou. É o confronto Nike-Adidas.
“No corner à minha esquerda, Adidas!, pesando milhões de Euros, verdadeira potência dos bastidores do Esporte, co-fundadora do Comitê Olímpico Internacional e sombra da Fifa”.. “À minha direita, nascida em Beaverton, Oregon, Nike!, orgulho norte-americano e símbolo da globalização da indústria e do comércio”... Ao findar maio soará novamente o gongo desta briga interminável. É simples assim: Em uma perna das semis estão Liverpool e Chelsea, patrocinados pela alemã Adidas, noutra encontram-se Barcelona e Manchester United, que trajam Nike dos pés à cabeça. É uma briga, a priori, que aparece pouco para o público, mas significa muito cifrões nas respectivas contas e na gangorra da economia esportiva.
Se você se interessa pelo tema sugiro a leitura do livro de Barbara Smitt, pesquisadora holandesa que emergiu um livro contando a história da criação da Adidas, irmã mais velha da Puma. Ambas nasceram na mesma cidade, na mesma família. Um trabalho exaustivo e meticuloso que ilumina um pouco as estranhas relações dos irmãos Dassler e as lideranças da Economia e do Esporte no século passado. A editora Zahar dá uma colher de chá, pros mais afoitos.

Nenhum comentário: