quarta-feira, 13 de maio de 2009

Más que un juego (ou Spanish bombs)

E hoje termina a Copa do Rei 2009. Após 25 anos, os dois maiores vencedores se encontram, Barcelona (24 Copas) e Athletic Bilbao (23).

As duas equipes têm algo mais em comum: Um histórico de resistência ao poder central madrilenho. E não falo do estritamente ao poder futebolístico, mas sim o poder político e principalmente o econômico.

Durante a ditadura franquista, estes clubes serviam de escudo para que suas comunidades pudessem cantar, gritar e torcer. Quando algum catalão gritava Barsa!! Ele não apenas estava se refrindo ao time, mas sim a toda a comunidade que era vigiada e reprimida pelos comandados do generalíssimo Franco.

Milhares de bascos e catalães ocuparam a cidade de Valencia onde será disputada a partida. O último choque decisivo entre eles foi em 1984, quando os bilbaínos ficaram com o troféu após vencer o Barsa por 1-0, numa partida que se transformou em uma espetacular batalha campal. Maradona, por exemplo, deu um joelhaço num cidadão que desmaiou no gramado. Desde então, o time da Catalunha levantou mais quatro copas, enquanto os de Bilbao limitam-se a fugir do rebaixamento na Liga espanhola.

A globalização do futebol e os dogmas bascos reduziram em muito o poderio do time listrado. Eles têm como princípio não contratar jogadores que não sejam bascos. Então apenas bascos franceses e espanhóis podem vestir o manto rojiblanco. Com a chegada de estrangeiros de tudo quanto é canto para todos os outros times espanhóis, eles ficaram pra trás.

Hoje, pouco antes de a bola rolar, a espera pela execução do hino espanhol e pela presença do rei Juán Carlos será tensa. Os torcedores prometem vaias e protestos. Consideram o hino e Sua Majestade como símbolos de domínio e exploração a que são submetidos pelas outras províncias que formam esta formidável colcha de retalhos chamada Espanha.

Lamento que só poderei ver o primeiro tempo ao vivo. Tenho uma inacreditável e obrigatória aula de Teologia pra assistir, às 19h. Teologia é parte obrigatória para todos os alunos da USC /Bauru. Isso me paerce absurdo, mas é tema para outro post.

Curtitas

* O Athletic é um dos três times que nunca foram rebaixados na Espanha. Os outros, claro, são os gigantes, Real Madrid e Barcelona.

* Medina Cantalejo apitará o jogo. Ele se aposenta hoje.

* Ouça The Clash - Spanish bombs, sobre a guerra civil espanhola.


Nenhum comentário: