quarta-feira, 8 de julho de 2009

Tour de France, etapa 5: Voeckler

Finalmente uma vitória francesa numa etapa do Tour de France.
Após uma brilhante arrancada, Thomas Voeckler (Bouygues Telecom) completou os 196 km do percurso chegando a Perpignan 4h29m35s depois de ter saído de Le Cap d’Agde.
Seu brilhante desempenho, no entanto, não afeta a classificação geral.
Fabian Cancellara e Lance Armstrong lideram após acumularem 15h07m49s seguidos por Alberto Contador a 19s.
A etapa de hoje é uma homenagem ao pintor Salvador Dali, que em 1959, chamou a estação de trem de Perpignan de “centro cosmogônico do universo”.
Fascinado com o lugar, o mestre do surrealismo pintou o cartão postal do Tour daquele ano.
O vencedor de hoje, Thomas Voeckler, vestiu a Camisa Amarela por dez dias sem ter vencido nenhuma etapa, no Tour de 2004. Hoje foi sua primeira vitória de etapa na carreira.
Na prova de hoje, disputada sob intenso vento lateral, um grupo escapou e chegou a colocar quatro minutos de frente sobre o pelotão.
Além de Voeckler, seu compatriota Anthony Geslin, o bielorrusso Yauheni Hutarovitch (Francaise des Jeux),o polonês Marcin Sapa (Lampre), o russo Mihkail Ignatiev (Katusha) e o holandês Albert Timmer (Skil) promoveram esta forte escapada.
Não bastasse o vento à beira do Golfo de Lion no Mar Mediterrâneo, a etapa de hoje reservou duas escaladas pequenas – nível 4 – e três pontos de velocidade, onde quem chega em primeiro fatura pontos na disputa pela camiseta Verde que indica o líder em velocidade do Tour de France.
Os ciclistas já se encontram em solo espanhol onde nas primeiras horas de amanhã seguirão pedalando rumo a Barcelona, partindo da cidade de Girona a 175 km.

Nenhum comentário: