sábado, 3 de outubro de 2009

E agora...o RIO!

É assim que a vinheta da Jovem Pan chama seus repórteres na "Cidade Maravilhosa".
Com um misto de indignação, dor-de-cotovelo e muita ironia, grande parcela da mídia paulista cobriu o anúncio da sede dos Jogos de 2016, na histórica tarde sexta-feira, 02/10.
Parece a volta do bairrismo das décadas anteriores. Daqueles anos 30 onde a Seleção Brasileira de Futebol foi à Copa de 38 quase sem jogadores paulistas, cuja Federação estava brigada com os cariocas.

O povo brasileiro, aderente como ele só, comprou a ideia do Rio'16. todos já se mostram especialistas em todas as modalidades esportivas. Não acredito que sete anos sejam suficientes para se desenvolver uma cultura esportiva olímpica.

Existem modalidades que são praticadas há centenas de anos e o Brasil mal tem representantes atuando nos torneios internacionais.
Exemplos: Tiro com Arco (que ainda é chamado de Arco e Flecha por aqui), Lutas Greco-Romana e Olímpica ou Hóquei na Grama. Isso sem citar modalidades mais conhecidas como Boxe, Esgrima ou Canoagem, onde os atletas brasileiros não costumam ter a menor chance de medalhamento.
É uma tremenda oportunidade para aprendermos a lidar com estes esportes "diferentes", muito embora creio que poucas medalhas virão.

Na situação de pretenso jornalista esportivo e de funcionário da indústria de Máquinas para Construção, só tenho a aplaudir e dizer que estou interessado em participar da organização e do evento em si.
Aliás, por falar em cobertura esportiva, tive dificuldades em digerir muitas coisas que vi. Parecia um fogo cruzado: Enquanto a ESPN Brasil deixava transparecer um certo amargor, o SporTv (das imbatíveis Organizações Globo), vestiu a camisa e partiu pra torcida descarada, transformando a cobertura num desfile "chapa branca".

Acompanhei de longe e assisti ao anúncio através de uma transmissão pirata da Tv espanhola via internet.

Perguntas surgem automaticamente:
-Jornalista tem que torcer por alguém em determinada cobertura ?
-É certo transformar a cobertura jornalística em evento oficial ?
-É possível ser isento nestas horas de patriotismo exacerbado e emoções à flor da pele ?
-Excetuando-se o Rio, existe no Brasil alguma outra cidade que se encaixaria no perfil solicitado pelo Comitê Olímpico Internacional ?